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A onda dos líderes ‘barriga no balcão’

A nova tendência de lideranças próximas do operacional tem gerado resultados muito positivos para as empresas

Muitos gestores de grandes empresas estão voltando às origens para se conectar com o operacional dos seus negócios. Essa é uma tendência que vem ganhando força no mundo corporativo e que pode trazer muitos benefícios para o desenvolvimento das organizações.

Mas por que as lideranças estão fazendo isso? E quais são os resultados dessa prática? Neste artigo, vamos explicar o que é a imersão operacional dos líderes, como ela funciona e quais são os seus benefícios. Confira!


O que é a imersão operacional dos líderes?

A imersão operacional de gestores é uma prática que consiste em fazer com que os gestores de alto escalão das empresas vivenciem as atividades operacionais dos seus negócios, ou seja, aquelas que estão relacionadas ao dia a dia da produção, da entrega e do atendimento aos clientes.

Essa prática tem como objetivo aproximar os gestores da realidade dos seus colaboradores, dos seus produtos e dos seus consumidores, permitindo que eles tenham uma visão mais ampla e profunda dos processos, das dificuldades e das oportunidades de melhoria e promovendo o crescimento desse líder.

Para ser um gestor “barriga no balcão”, é preciso desenvolver algumas competências essenciais, como comunicação, delegação, feedback, motivação e reconhecimento. Essas competências permitem o desenvolvimento do relacionamento com sua equipe, transmitir confiança, orientar o desempenho, incentivar o crescimento e valorizar o trabalho.

Além disso, é importante que o líder “barriga no balcão” esteja sempre atualizado sobre as tendências do mercado, as necessidades dos clientes e espaços para crescimento. Para isso, você precisa estar presente na rotina da sua operação, mantendo contato direto com seus colaboradores e criando uma cultura de feedback e feedforward na sua empresa.

Como funciona a imersão operacional?

A imersão operacional dos gestores pode ser feita de diferentes formas, dependendo do tipo de negócio e do grau de envolvimento dos gestores. Algumas formas comuns são:

• Participar de treinamentos específicos para as funções operacionais;
• Realizar visitas frequentes às unidades de produção, distribuição e venda;
• Executar tarefas operacionais por um período determinado;
• Interagir diretamente com os colaboradores e os clientes;
• Acompanhar indicadores de desempenho operacional.

E quais são os benefícios da imersão operacional?

A imersão operacional pode trazer diversos benefícios para as empresas, tais como:

• Aumentar o engajamento e a motivação dos colaboradores, que se sentem valorizados e reconhecidos pelos gestores;
• Melhorar a comunicação e o alinhamento entre os diferentes níveis hierárquicos da organização;
• Identificar problemas, gargalos e desperdícios nos processos operacionais e propor soluções;
• Inovar nos produtos, serviços e processos, a partir das necessidades e sugestões dos clientes e colaboradores;
• Aumentar a qualidade, a produtividade e a rentabilidade dos negócios.

Gestores estão se conectando com a operação dos seus negócios. Essa tendência está trazendo muitos benefícios para o desenvolvimento das organizações.

Muitas empresas já adotaram a imersão operacional dos líderes e obtiveram resultados positivos:

Starbucks: O novo CEO da rede de cafeterias, Laxman Narasimhan, fez uma imersão no operacional da empresa e até tirou um certificado de barista, que exige 40 horas de treinamento dentro das lojas. Ele também engajou os demais membros do board a manterem conexões com o operacional. Depois da experiência, ele anunciou que vê espaço para melhorias e que é preciso “voltar ao básico”.

Uber: O CEO da empresa de transporte por aplicativo, Dara Khosrowshashi, e outros gestores assumiram o volante para conhecer de perto a realidade dos motoristas do aplicativo. Eles descobriram diversas falhas no sistema e as dores dos motoristas. O resultado foi uma reavaliação do app e dos benefícios aos condutores. Ao final, a receita por corrida aumentou e a Uber ganhou mais uma porção do mercado nos EUA.

Dr. Consulta: A healthtech brasileira criou um programa chamado “Vem com a gente”, no qual os diretores realizam o primeiro atendimento aos pacientes toda quarta-feira em algum centro médico. A iniciativa foi bem-sucedida: o índice NPS de satisfação dos clientes atingiu 83,2%.

Como você pode ver, a imersão operacional dos gestores é uma prática que pode trazer muitas vantagens para as empresas que querem se destacar no mercado e melhorar a sua performance. Ao se aproximar do operacional dos seus negócios, os líderes podem se tornar mais engajados, comunicativos, inovadores e eficientes. Além disso, podem motivar e inspirar os seus colaboradores e clientes, criando uma cultura de excelência e satisfação.

E você, já pensou em fazer uma imersão operacional na sua empresa? Se você quer saber mais sobre essa e outras estratégias de gestão de empresas, continue acompanhando o nosso blog e fique por dentro das novidades!

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