Enquanto os avanços na tecnologia estão transformando a forma como trabalhamos, tornando nossas rotinas mais automatizadas e ágeis, mas ao mesmo tempo, observamos que valores e aspectos mais humanos como a criação de uma cultura empresarial forte, a valorização e criação de talentos e a adequação de jornadas e equilíbrio entre tempo de trabalho e vida social ganham destaque nos setores de RH.
Neste texto, vamos explorar as tendências no RH que não estão diretamente relacionadas à adesão de novas tecnologias, essas tendências trazem uma visão sobre como a gestão de pessoas ainda está em constante evolução e quais são as práticas que as novas gerações estão trazendo para o mercado de trabalho.
Saúde mental e autocuidado
A saúde mental é um dos temas mais abordados no mercado de trabalho, junto com as discussões sobre o fim da escala 6×1 surgiram pautas sobre a importância do período de descanso e a revisão da conciliação entre vida profissional e vida pessoal.
Em 2025, empresas que tenham planos de valorização do bem-estar e políticas que endossem esse bem-estar, como jornada flexível, redução do tempo de trabalho, trabalho remoto e cuidados com a saúde mental serão mais valorizadas pelos talentos.
Pesquisas também comprovam que empresas que tem políticas de bem-estar claras e bem estruturadas possuem mais engajamento de seus colaboradores e equipes mais produtivas, reduzindo turnover e até mesmo a quantidade de faltas por atestado médico.
Cultura empresarial e employer branding:
Investimentos em employer branding, programas de benefícios e treinamentos serão grandes tendências no RH em 2025. A cultura organizacional é um fator determinante para atrair e reter talentos. As empresas estão investindo em ações de employer branding para construir e reforçar uma imagem positiva, buscando atrair candidatos alinhados com seus valores.
Além disso, para as novas gerações (Gen Z e Gen Alpha), o propósito da empresa é um dos principais fatores a se considerar quando buscam uma oportunidade, esses novos profissionais precisam da sensação de pertencimento e buscam fazer parte de algo maior.
Desenvolvimento de talentos: investindo no futuro
As empresas estão investindo cada vez mais na criação e desenvolvimento de seus talentos. O mercado está cada vez mais competitivo e acirrando a disputa por profissionais promissores. Desenvolver talentos internamente, além de uma maneira de valorizar colaboradores engajados, é um comportamento que veremos muito presente nas empresas em 2025.
Investir na aprendizagem contínua e no upskilling são grandes estratégias para sua empresa garantir que os colaboradores consigam acompanhar as mudanças do mercado de trabalho. Além disso, o mentoring e o coaching estão se tornando ferramentas cada vez mais populares para a criação e capacitação de líderes.
Diversidade e inclusão: construindo equipes mais fortes
E juntamente com a valorização de uma cultura organizacional forte, ações em prol de criar ambientes mais diversos e inclusivos são cada vez mais valorizadas pelos colaboradores e certamente se manterão em alta em 2025. Equipes diversas são mais inovadoras e usualmente mais aptas a resolverem problemas de maior complexidade
Muitas empresas estão reforçando seus times de diversidade, abrindo processos seletivos afirmativos e criando programas de empregabilidade mais inclusivos, garantindo que suas equipes tenham equidade, tragam visões e realidades plurais.
Liderança transformacional: inspirando e motivando
Os líderes desempenham um papel fundamental na construção de uma cultura organizacional positiva, são eles que vão validar e endossar o conjunto de atitudes que compõe a cultura empresarial. Líderes contemporâneos precisam ser capazes de inspirar e motivar suas equipes, além de promover o desenvolvimento de seus colaboradores.
Nesse cenário, os conceitos de liderança horizontal, colaborativa e transformacional vem ganhando muita força para o próximo ano. Esses conceitos aproximam o líder do liderado, apostando em estruturas menos hierárquicas e mais participativas, dando voz ativa e relevância para todos os profissionais da empresa.
Para isso, é preciso, além dos investimentos em aprimoramento técnico dos líderes, incentivar e treinar habilidades de relacionamento, formando líderes carismáticos que vão cativar suas equipes.
Novas realidades
O futuro do RH está conectado a duas realidades que, por mais afastadas que pareçam, andam de maneira correlata e paralela. A primeira delas é o avanço tecnológico, que tem aberto oportunidades de automatizar tarefas e possuir auxiliares artificiais para facilitar diversos processos da área.
A segunda é a capacidade das empresas de desenvolver seus talentos, construir uma cultura organizacional forte e promover a diversidade e a inclusão. Investindo em pessoas, as empresas têm aberto a possibilidade de alcançar resultados mais sustentáveis a longo prazo e construir um futuro mais justo e equitativo para todos.
Você acha que existe algum outro comportamento que não mencionamos? Deixe um comentário!