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Descubra as principais tendências para o RH em 2025, tendências em employer branding, cultura empresarial, diversidade e inclusão.

Enquanto os avanços na tecnologia estão transformando a forma como trabalhamos, tornando nossas rotinas mais automatizadas e ágeis, mas ao mesmo tempo, observamos que valores e aspectos mais humanos como a criação de uma cultura empresarial forte, a valorização e criação de talentos e a adequação de jornadas e equilíbrio entre tempo de trabalho e vida social ganham destaque nos setores de RH.

Neste texto, vamos explorar as tendências no RH que não estão diretamente relacionadas à adesão de novas tecnologias, essas tendências trazem uma visão sobre como a gestão de pessoas ainda está em constante evolução e quais são as práticas que as novas gerações estão trazendo para o mercado de trabalho.


Saúde mental e autocuidado

A saúde mental é um dos temas mais abordados no mercado de trabalho, junto com as discussões sobre o fim da escala 6×1 surgiram pautas sobre a importância do período de descanso e a revisão da conciliação entre vida profissional e vida pessoal.

Em 2025, empresas que tenham planos de valorização do bem-estar e políticas que endossem esse bem-estar, como jornada flexível, redução do tempo de trabalho, trabalho remoto e cuidados com a saúde mental serão mais valorizadas pelos talentos.

Pesquisas também comprovam que empresas que tem políticas de bem-estar claras e bem estruturadas possuem mais engajamento de seus colaboradores e equipes mais produtivas, reduzindo turnover e até mesmo a quantidade de faltas por atestado médico.

Segundo pesquisa, políticas de bem-estar e cuidado são fundamentais nas empresas para atração e retenção de talentos serão tendências no RH em 2025

Cultura empresarial e employer branding:

Investimentos em employer branding, programas de benefícios e treinamentos serão grandes tendências no RH em 2025. A cultura organizacional é um fator determinante para atrair e reter talentos. As empresas estão investindo em ações de employer branding para construir e reforçar uma imagem positiva, buscando atrair candidatos alinhados com seus valores.

Além disso, para as novas gerações (Gen Z e Gen Alpha), o propósito da empresa é um dos principais fatores a se considerar quando buscam uma oportunidade, esses novos profissionais precisam da sensação de pertencimento e buscam fazer parte de algo maior.

Desenvolvimento de talentos: investindo no futuro

As empresas estão investindo cada vez mais na criação e desenvolvimento de seus talentos. O mercado está cada vez mais competitivo e acirrando a disputa por profissionais promissores. Desenvolver talentos internamente, além de uma maneira de valorizar colaboradores engajados, é um comportamento que veremos muito presente nas empresas em 2025.

Investir na aprendizagem contínua e no upskilling são grandes estratégias para sua empresa garantir que os colaboradores consigam acompanhar as mudanças do mercado de trabalho. Além disso, o mentoring e o coaching estão se tornando ferramentas cada vez mais populares para a criação e capacitação de líderes.

Diversidade e inclusão: construindo equipes mais fortes

E juntamente com a valorização de uma cultura organizacional forte, ações em prol de criar ambientes mais diversos e inclusivos são cada vez mais valorizadas pelos colaboradores e certamente se manterão em alta em 2025. Equipes diversas são mais inovadoras e usualmente mais aptas a resolverem problemas de maior complexidade

Muitas empresas estão reforçando seus times de diversidade, abrindo processos seletivos afirmativos e criando programas de empregabilidade mais inclusivos, garantindo que suas equipes tenham equidade, tragam visões e realidades plurais.

Liderança transformacional: inspirando e motivando

Os líderes desempenham um papel fundamental na construção de uma cultura organizacional positiva, são eles que vão validar e endossar o conjunto de atitudes que compõe a cultura empresarial. Líderes contemporâneos precisam ser capazes de inspirar e motivar suas equipes, além de promover o desenvolvimento de seus colaboradores.

Nesse cenário, os conceitos de liderança horizontal, colaborativa e transformacional vem ganhando muita força para o próximo ano. Esses conceitos aproximam o líder do liderado, apostando em estruturas menos hierárquicas e mais participativas, dando voz ativa e relevância para todos os profissionais da empresa.

Para isso, é preciso, além dos investimentos em aprimoramento técnico dos líderes, incentivar e treinar habilidades de relacionamento, formando líderes carismáticos que vão cativar suas equipes.

Novas realidades

O futuro do RH está conectado a duas realidades que, por mais afastadas que pareçam, andam de maneira correlata e paralela. A primeira delas é o avanço tecnológico, que tem aberto oportunidades de automatizar tarefas e possuir auxiliares artificiais para facilitar diversos processos da área.

A segunda é a capacidade das empresas de desenvolver seus talentos, construir uma cultura organizacional forte e promover a diversidade e a inclusão. Investindo em pessoas, as empresas têm aberto a possibilidade de alcançar resultados mais sustentáveis a longo prazo e construir um futuro mais justo e equitativo para todos.

Você acha que existe algum outro comportamento que não mencionamos? Deixe um comentário!

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Descubra as principais tendências para o RH em 2025, tendências em inovação, gestão de pessoas e inteligência artificial alinhada ao setor de recursos humanos

Com a chegada de 2025, vamos buscar entender o que o setor de RH apresentou de destaque em inovação no último ano, bem como olhar para o futuro e observar quais são as principais tendências, tecnológicas e comportamentais que estão emergindo no mundo do trabalho.

Essas tendências são fruto de pesquisas, da nossa presença em eventos da área de RH e também da percepção de quem já possui mais de 50 anos de atuação na seleção e recrutamento.

Neste texto, você vai descobrir as principais tendências que estão moldando o futuro do RH e como você pode se adaptar a elas, confira:


Inteligência artificial e automação: O RH do futuro

Se em 2024 notamos a popularização exponencial de tecnologias como a inteligência artificial generativa, no próximo ano deve ser um momento de ampliação dos seus usos e criação de oportunidades para aplicá-las no dia a dia da sua empresa. Com as últimas atualizações, temos uma inteligência artificial de assistente pessoal nos principais apps acessados. O acesso está simples, amplo e amigável com os usuários.

Esse avanço de oferta e possibilidades que a inteligência artificial trouxe está revolucionando a maneira como as tarefas são realizadas no RH. Através de chatbots e assistentes virtuais, agora é possível automatizar processos como recrutamento, onboarding e até mesmo a resolução de dúvidas dos colaboradores.

Além disso, a capacidade de análise preditiva de grandes quantidades de dados que a IA realiza, permite que os gestores identifiquem padrões e tendências, auxiliando na tomada de decisões estratégicas.

Análise de dados: Transformando informação em conhecimento

E falando em análise de dados, através de ferramentas de people analytics modernas, os dados de uma empresa se tornam uma mina de ouro para o setor de recursos humanos. Atualmente é possível analisar de maneira minuciosa o desempenho dos colaboradores, identificar talentos e mapear as necessidades de treinamento e desenvolvimento.

Essa análise de dados permite tomar decisões mais assertivas e personalizadas, o que tem mostrado aumento de engajamento dos colaboradores, que se sentem mais reconhecidos. O tratamento e análise de dados tem trazido também insights sobre o clima organizacional, que tem melhorado a produtividade da equipe.

Realidade virtual e aumentada: Uma nova dimensão para o treinamento

A realidade virtual e a realidade aumentada já estão plenamente difundidas no mercado, tivemos entre 2020 e 2023 uma expansão dos ambientes virtuais, metaversos, como o VRChat, e popularização dos equipamentos de realidade aumentada, como o Meta Quest e, mais recentemente, o Apple Vision.

Vídeo de lançamento do Apple Vision Pro. FONTE: Apple

Essas tecnologias estão transformando a forma como as empresas treinam seus colaboradores. Simuladores e experiências imersivas permitem que os funcionários aprendam de forma mais engajada. Utilizando de técnicas como o microlearning, essas abordagens tem se mostrado mais eficazes, em comparação a abordagem tradicional. Algumas empresas também já estão usando essa tecnologia no processo de recrutamento, proporcionando uma experiência mais inovadora, personalizada e inovadora aos candidatos.

Experiência do colaborador 4.0: Humanizando a tecnologia

A tecnologia também está sendo utilizada para humanizar a experiência do colaborador, o conceito vem da quarta revolução industrial, visão que foi criada por Klaus Schwab e que está sendo muito difundida na área de gestão de pessoas, que estão buscando alinhar as últimas tecnologias do mercado a área de RH. Tornando-a mais ágil, responsiva e eliminando trabalhos manuais, tudo isso para permitir que cada colaborador seja único e trabalhe de maneira individual e criativa.

A experiência do colaborador 4.0 funciona sob a perspectiva das empresas trabalharem com de plataformas personalizadas, buscando oferecer benefícios e serviços que atendam às necessidades individuais de cada profissional. Além disso, a adequação a novas rotinas e jornadas produtivas, como o trabalho remoto e a flexibilidade de horários estão se tornando cada vez mais comuns, proporcionam um melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional da equipe.

Esse tipo de abordagem para a gestão de pessoas tem trazido diversos resultados positivos, como mais engajamento das equipes, retenção de talentos e aumento no valor de marca empregadora de diversas empresas.

A Jornada do Colaborador e adaptar às novas tecnologias são tendências importantes para o 2025 dos setores de Recursos Humanos, segundo pesquisa da starmeup.

Novos futuros

A tecnologia está transformando o RH de forma rápida e profunda, a maneira que a gestão de pessoas acontece vai mudar rapidamente e é necessário que as empresas estejam preparadas para a adaptação. Ao abraçar as novas ferramentas e soluções, as organizações podem otimizar seus processos, aumentar a produtividade e atrair os melhores talentos.

Essas foram algumas percepções de tendências tecnológicas emergentes que vão trazer novos futuros para o mercado de trabalho. Mas como nós lidaremos com essas mudanças? Quais são as tendências comportamentais que estão surgindo e acompanhando a mudança tecnológica? Como as novas gerações (Z e Alpha) vão ditar as regras do jogo?

Fique ligado, na parte dois do nosso conteúdo sobre as principais tendências que vão guiar o RH, vamos abordar as tendências comportamentais que estão surgindo!

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Aprimoramos as funcionalidades da Conjuntos, nossa plataforma de vagas dos programas de estágio e aprendizagem, para agilizar o processo de abertura de vagas.

A Conjuntos, nossa plataforma de vagas dos programas de estágio e aprendizagem, vem avançando, e com isso, estamos trazendo novas funcionalidades para facilitar o processo de abertura de vagas e processo seletivo.

Essas melhorias trarão muitos benefícios para as empresas que estão buscando seu próximo estagiário ou aprendiz, dando mais liberdade de personalização e otimizando a busca do candidato ideal com o nosso sistema de match. Confira no texto o que estamos trazendo para a Conjuntos:


Página da empresa

Criamos uma nova página da empresa, com um layout moderno e intuitivo, com as mesmas funcionalidades dos perfis de redes sociais atualmente. Na página, as empresas têm acesso a aplicações exclusivas que permitem mais personalização e auxiliam na tomada de decisão, fornecendo insights a respeito das vagas da organização.

Funcionalidades da página:

Na Conjuntos, os estudantes têm acesso a todas as suas vagas abertas, agrupadas no seu perfil de empresa, facilitando a busca por uma oportunidade ideal.

O jovem pode também seguir a página da empresa, os seguidores da página recebem notificações sobre atualizações das informações da empresa, vagas novas abertas e muito mais.

Na nova página, a empresa pode publicar feedbacks de estagiários, além de ver todas as vagas de estágio em andamento na Conjuntos.

O perfil da empresa também possui uma área de feedback, onde estagiários e ex-estagiários podem deixar comentários sobre o ambiente, equipe e processo seletivo da organização.

A empresa tem total controle para aprovar os feedbacks que vão aparecer no seu perfil, além de acesso aos dados de visita e seguidores da sua página.

Personalização:

Na nova página, a empresa pode inserir o logotipo, imagem de capa e texto sobre a organização. Essas personalizações criam um ambiente que a empresa pode colocar a sua cara e trazer todas as informações importantes para os candidatos.

Com o novo perfil de empresa, você consegue personalizar suas informações na Conjuntos, deixando a página mais atrativa para candidatos, encontre seu estagiário aqui

Divulgação e seleção de vaga

Criamos mais funcionalidades no processo seletivo da Conjuntos, essas novas ferramentas vão auxiliar na divulgação, captação e processo seletivo, além de dar mais liberdade para que a empresa realize essas etapas da maneira que preferir.

Match aprimorado

Nosso sistema de match com a vaga foi aprimorado, trazendo mais complexidade de informações para garantir que o candidato seja o ideal para a vaga. O perfil comportamental realizado pelo nosso teste comportamental foi incorporado ao perfil técnico com as habilidades que a empresa seleciona na abertura da vaga resultando em um match muito mais certeiro.

Com o match técnico, as chances de sua empresa achar o estagiário ideal aumentaram. Você confere a aderência do candidato com a vaga na hora de selecionar.

Convite para processo seletivo

As organizações também podem convidar candidatos para uma vaga em andamento, apenas informando o e-mail do jovem. O convidado vai receber via e-mail a notificação para participar da oportunidade e, ao se cadastrar na Conjuntos, estará participando do processo seletivo.

A Conjuntos também sugere candidatos para as vagas em andamento, os candidatos sugeridos são jovens que curtiram a vaga, mas não ingressaram no o processo seletivo, aumentando as chances de encontrar o estagiário ideal.

A Conjuntos faz sugestões de estudantes para convidar para participar do processo seletivo da vaga de estágio, o seu futuro estagiário pode estar aqui

Divulgação das vagas

E buscando auxiliar na divulgação das vagas publicadas na Conjuntos, criamos os cards para redes sociais. São 3 modelos prontos para a empresa utilizar, nos padrões visuais dos programas de estágio e aprendizagem, contendo todas as informações sobre a oportunidade.

Os cards são simples de baixar e vem no formato pronto para as redes sociais. São ideais para apoiar as empresas a ampliarem para suas redes a divulgação das suas vagas de estágio e aprendizagem.

Mais facilidade no envio de currículos

O disparo do currículo Conjuntos agora é automatizado, o jovem não tem mais a necessidade de encaminahar e-mails e conferir arquivos. Quando o jovem demonstra o interesse na vaga, ele revisa as informações presentes no currículo e em poucos passos o envio é realizado. A empresa recebe os currículos de maneira padronizada, tornando o trabalho de seleção inicial muito mais ágil.

Área de dúvidas frequentes

Criamos na Conjuntos uma FAQ sobre estágio e aprendizagem, com as principais dúvidas que as empresas e jovens tem a respeito dos programas, lá na FAQ Conjuntos você consegue esclarecer dúvidas sobre:

  • Legislação dos programas
  • Documentação para contratação
  • Relatórios de estágio
  • Diferenças entre estágio e aprendizagem
  • Bolsa auxílio e benefícios
  • Férias e recesso
  • Recuperação de senha
  • Teste comportamental

Outras novidades

As oficinas digitais estão disponíveis na Conjuntos

As oficinas digitais são cursos gratuitos, disponibilizados para os jovens inscritos na Conjuntos, as oficinas tem duração de 1 mês e as temáticas dos cursos são alinhadas com as necessidades do mercado de trabalho, desenvolvendo soft e hard skills nos jovens. Todo mês são disponibilizadas 2 oficinas novas para realização.

Acompanhe as novidades

Fique ligado em todas as atualizações da Conjuntos na aba de novidades, disponível na área logada. Na aba de novidades você confere as novas funcionalidades, atualizações de sistema e notícias sobre o CIEE-RS. Acesse aqui!

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Employer Branding: Estratégia de liderança para fortalecer a marca empregadora e atrair talentos no recrutamento e seleção.

Você conhece aquelas empresas que todo colaborador diz que sonha em trabalhar? E se a sua empresa fosse uma delas? Um grande caminho para se tornar uma “empresa dos sonhos” é o employer branding.

Mas o que exatamente é employer branding e por que ele é cada vez mais crucial para as empresas? Nesse texto vamos aprofundar nessa estratégia e entender como ela pode promover a transformação na sua empresa e mudar completamente como ela é percebida no mercado.


O que é Employer Branding?

Employer branding, ou marca empregadora, é uma estratégia criada em parceria, pelos setores de marketing e recursos humanos de uma empresa. Essa estratégia tem o objetivo de valorizar o ambiente da empresa, tornando ela um lugar atrativo para os colaboradores e ampliar a boa percepção da empresa para a sociedade.

Para isso, é preciso um conjunto de práticas e atividades que destacam os valores, a cultura e os benefícios de trabalhar na organização. O objetivo é atrair e reter talentos, criando uma percepção favorável tanto para os colaboradores atuais quanto para os potenciais candidatos.

Quando pensamos em estratégias de criação e retenção de talentos, o salário é a primeira pauta que surge, e ele é muito importante, mas não é o único fator para sua empresa ter uma boa reputação. Ao montar um plano de employer branding você deve pensar em diversos pontos de contato com seu colaborador e com candidatos:

Onde o employer branding pode atuar:

  • Recrutamento e Seleção
  • Plano de Carreira e Benefícios
  • Visão e Propósito da Empresa
  • Cultura Corporativa
  • Relações Públicas da Empresa

Qual a importância de ser uma marca empregadora?

Além da boa reputação que sua empresa vai ter com seus colaboradores e candidatos, o employer branding traz uma série de outros benefícios que vão desde a retenção de talentos até a performance da equipe. Segundo pesquisa da Harvard Business Review, colaboradores satisfeitos são 31% mais produtivos em suas funções. Entenda alguns dos principais motivos pelos quais sua empresa deve considerar adotar essa estratégia:

  • Atração e formação de talentos: Sua empresa pode ser uma grande referência no segmento de atuação, por ser uma formadora de talentos. A contratação de estagiários e aprendizes é o melhor caminho para começar a formar talentos.
  • Redução de custos: Empresas com uma boa reputação gastam menos em recrutamento e têm menores taxas de rotatividade.
  • Aumento da produtividade: Equipes de trabalho engajadas e satisfeitas tem performance melhor e contribuem para um ambiente de trabalho positivo.
  • Melhoria nas relações: Com uma percepção boa, sua empresa terá mais facilidade para atrair parceiros e fornecedores. Criando um ecossistema de relações favorável.
  • Diminuição de turnover: Se sua equipe se sentir mais valorizada, você reduz a rotatividade de equipe e outros fenômenos como o quiet quitting.

Employer branding e as novas gerações

Já sabemos que a Gen Z, geração que já está estabelecida no mercado e a geração alpha que está começando a ingressar no mundo do trabalho, têm percepções muito diferentes das gerações anteriores a respeito das relações entre empresa e colaborador.

Um dos fatores que as novas gerações estão mais valorizando é a identificação com o propósito da empresa, os mais jovens estão valorizando a sensação de pertencimento e ações de impacto social real. Para você criar uma estratégia de marca empregadora que tenha percepção de valor pelos novos trabalhadores, é importante você ficar atento a alguns aspectos:

  • Inovação: A transformação digital está acontecendo e cada vez mais acelerada. É importante que a sua empresa seja uma vanguarda tecnológica, utilizando das ferramentas mais modernas e ágeis, reduzindo o atrito dos processos.
  • Diversidade e inclusão: Valorize colaboradores negros e da comunidade LGBTQIAPN+, muitas empresas possuem analistas de diversidade, que tem a função de criar programas de inserção desses colaboradores e garantir mais igualdade dentro da sua empresa.
  • Ações sociais: Empresas são parte de uma sociedade, elas existem para agregar valor através de um produto ou serviço prestado, é preciso reconhecer isso e devolver para a sociedade o reconhecimento que sua empresa tem. Crie ou apoie projetos sociais e de desenvolvimento. Além de fortalecer sua imagem de marca empregadora, vai ampliar suas ações de governança social e ambiental.
  • ESG: O compromisso com garantir que o mundo seja um lugar melhor para as próximas gerações também é uma maneira de mostrar porque sua empresa é um bom lugar para se estar, crie ações de ESG e otimize processos para priorizar o meio ambiente e a qualidade de vida dos seus colaboradores.
  • Equidade de gênero: Equidade não é somente sobre salários iguais. Além da equiparação salarial, crie propostas para que mais mulheres ocupem cargos de liderança. Escute, fomente e dê espaço para o crescimento dessas profissionais.
A estratégia de employer branding faz os colaboradores serem mais engajados, aumentando a performance da equipe e reduzindo o turnover.

Aplicando o Employer Branding na Sua Empresa

Agora que entendemos o que é employer branding, sua importância e como as novas gerações percebem valor de marca empregadora, vamos explicar como você pode implementar essa estratégia na sua empresa. Cada caso e passo deve ser avaliado conforme sua estrutura, objetivo e recursos que está disposto a investir.

Criar uma marca empregadora é um processo único para cada organização e muitas vezes pode levar tempo, então tenha em mente que este é um projeto de médio/longo prazo.

  1. Defina a proposta de valor ao empregado (EVP): Identifique o que torna sua empresa única e atraente para os funcionários. Isso inclui benefícios, cultura, oportunidades de crescimento, valores e todos os outros itens que já falamos até aqui.
  2. Comunicação transparente: Comunicação vai ser o centro da estratégia, mantenha uma comunicação aberta e honesta com seus funcionários e público externo. Isso ajuda a construir confiança e lealdade.
  3. Cultura organizacional: Promova uma cultura que promova o engajamento e reflita os valores e missão da empresa. Propósito não é só um discurso, então planeje iniciativas de bem-estar, diversidade, inclusão e reconhecimento para seus colaboradores.
  4. Engajamento da equipe: Crie programas que incentivem o engajamento e a participação dos funcionários. Isso pode incluir feedback regular, reconhecimento e oportunidades de desenvolvimento.
  5. Presença online: Utilize seus pontos de contato online para promover a marca empregadora, crie um blog, produza conteúdo para redes sociais, tenha um site claro e comunicativo. Compartilhe histórias de sucesso, depoimentos de colaboradores e informações sobre a cultura da empresa, aqui o objetivo é mostrar seus pontos positivos e atrair possíveis novos talentos.
  6. Avaliação contínua: Monitore e avalie continuamente suas estratégias implantadas, para isso, crie métricas de desempenho para fazer ajustes e melhorias. Promova pesquisas de satisfação, utilize feedback da sua equipe ajuste seu planejamento de acordo.
Realizamos uma pesquisa com 13 mil estudantes e traçamos o perfil do estagiário em 2024. Com ela, conseguimos o que o jovem espera do mercado de trabalho.

Conclusões Sobre o Employer Branding

Como podemos observar, aumentar a felicidade e promover reconhecimento dos seus colaboradores é um excelente caminho para atrair e reter talentos, aumentar a produtividade e melhorar a reputação da empresa. E o employer branding pode ser uma estratégia para alcançar esses objetivos.

Ao investir nessa estratégia, você, como líder, proporciona um ambiente de trabalho positivo e engajador, que beneficia tanto os funcionários quanto a organização como um todo, gerando valor para resultados e ações. Comece hoje mesmo a aplicar esses conhecimentos na sua empresa e veja a diferença que uma marca empregadora forte pode fazer.

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Realizamos uma pesquisa com 13 mil estudantes e traçamos o perfil do estagiário em 2024. Com ela, conseguimos o que o jovem espera do mercado de trabalho.

No último ano realizamos uma pesquisa com mais de 6 mil estudantes da região Sul para produzir o primeiro report do perfil de estagiário, a realização dessa pesquisa nos ajudou a entender os principais desejos e perspectivas que o jovem tem sobre ensino e mercado de trabalho.

Este ano, retornamos com a nova versão da pesquisa, mais robusta e moderna, entendemos que, com os avanços sociais, novas questões ganham espaço para serem entendidas. Os jovens também entenderam a importância de pesquisas assim, 13 mil jovens responderam ao questionário, público maior que o dobro da pesquisa anterior.

Agora, trazemos em primeira mão pra você, o Perfil do Estagiário em 2024.


Sobre a Pesquisa

No relatório do último ano, podemos perceber como o estágio é um período muito valorizado de aprendizado para os jovens, e que eles priorizam adquirir experiência e desenvolvimento profissional quando estão entrando no mercado de trabalho.

Este ano a pesquisa teve algumas mudanças, buscamos aprofundar nossos conhecimentos a respeito dos estudantes e, para isso, trouxemos novos questionamentos referentes ao uso da inteligência artificial e novas tecnologias. Buscando entender quais mudanças elas estão trazendo na rotina de estudos e trabalho dos jovens.

Também aprimoramos o refinamento dos dados, conseguindo realizar mais segmentações por área de conhecimento e região onde cada estudante vive. Esse olhar mais segmentado dos dados nos proporcionou entender aspectos que a visão geral não consegue demonstrar.

Quem é o estagiário em 2024?

O primeiro cenário que trazemos é em relação a empregabilidade: o jovem ainda está buscando colocação no mercado de trabalho, assim como em 2023. 66% dos estudantes responderam que não estão estagiando, e desses 94% informaram que estão procurando uma oportunidade de iniciar no mercado de trabalho.

O Report do Perfil do Estagiário 2024 apontou que a maioria dos jovens não está trabalhando e busca por oportunidades de estágio. Confira a pesquisa completa.

A bolsa auxílio também teve mais destaque na pesquisa deste ano e se tornou diferencial competitivo para empresas, considerando que cerca de 50% dos estudantes entrevistados tem renda familiar de até 3 salários mínimos. O pagamento de bolsas maiores é uma maneira de proporcionar suporte financeiro e reconhecimento além de ser um mecanismo de retenção de talentos.

O Report do Perfil do Estagiário 2024 mostrou que estudantes precisam da bolsa auxílio para integrar sua renda e que esse benefício é diferencial competitivo.

Inteligência Artificial

Buscando entender essa realidade presente no mercado de trabalho e estudos, perguntamos sobre o uso de inteligências artificiais. Para 47% dos jovens, o contato com IA já faz parte de suas rotinas, e desses, praticamente 80% utilizam essas ferramentas para auxiliar nas atividades acadêmicas ou do estágio.

O Report do Perfil do Estagiário 2024 trouxe que muitos jovens estão usando a inteligência artificial para fazer atividades acadêmicas e do estágio.

Nem Nem 2.0?

Analisando as mudanças na dinâmica de trabalho, na edição desse ano trouxemos o trabalho remoto como uma realidade já presente no dia a dia dos estagiários. Muitos deles tem demonstrado preferência por realizar suas atividade de casa, e trocariam seu estágio atual por oportunidades que trouxessem esse benefício.

Mas em direção oposta a essa afirmação, 72% dos respondentes preferem que os processos seletivos e entrevistas sejam realizados presencialmente. Eles acreditam que a seleção deva ocorrer de maneira próxima enquanto as atividades do trabalho devam ocorrer de maneira remota.

No Report do Perfil do Estagiário 2024 vimos que o estudante prefere o home office para estudar e estagiar. Mas também prezam pelo contato próximo na empresa.

Essa tendência de preferência pelo estágio remoto também acompanha o aumento significativo de oferta de cursos de ensino superior a distância, o ensino se tornou remoto e as relações de trabalho também. O Censo da Educação Superior de 2022 no INEP, mostrou que entre 2018 e 2022 houve um aumento de 189% na quantidade de cursos de ensino superior na modalidade EAD.

A Pesquisa Perfil de Estagiário mostrou que o estudante tem preferido o EAD, segundo o INEP, a quantidade de cursos a distância aumentou 189% no Brasil.

O Censo da Educação Superior de 2022, do INEP, mostrou que, com o grande aumento da oferta de cursos a distância, a procura e preferência dos estudantes foi adaptada também. Os cursos com maior número de matrículas no Brasil, segundo o Censo, foram:

  • Pedagogia – 821.864
  • Direito – 671.726
  • Administração – 638.789
  • Enfermagem – 457.968
  • Contabilidade – 327.499
  • Psicologia – 314.543
  • Sistemas de Informação – 308.850
  • Educação Física – 254.383
  • Medicina – 245.501
  • Gestão de Pessoas – 209.691

Quando tratamos apenas da modalidade presencial, essa é a preferência entre os jovens:

  • Direito – 671.672
  • Psicologia – 312.077
  • Medicina – 245.501
  • Enfermagem – 284.389
  • Administração – 245.460
  • Pedagogia – 171.700
  • Odontologia – 156.633
  • Fisioterapia – 147.399
  • Engenharia Civil – 140.461
  • Medicina Veterinária – 139.288

E exclusivamente para ofertas na modalidade EAD, esses são os cursos mais procurados:

  • Pedagogia – 650.164
  • Administração – 393.329
  • Contabilidade – 201.229
  • Sistemas de Informação – 188.363
  • Gestão de pessoas – 185.124
  • Enfermagem – 173.579
  • Educação Física – 171.756
  • Logística – 107.522
  • Serviço Social – 101.512
  • Marketing – 84.681

E o que buscam no estágio?

Como já tinha sido apontado no relatório do último ano, o estudante ainda prioriza o crescimento pessoal e o desenvolvimento profissional quando está buscando ingressar no mercado de trabalho. Mas o fator monetário aparece logo em seguida como aspecto decisivo para estagiar.

  • 50% Experiência Profissional
  • 26% Crescimento Pessoal
  • 19% Necessidades Financeiras

Quando perguntados sobre o que estão buscando que uma empresa ofereça, os jovens novamente apontam que gostariam de possuir benefícios relacionados ao crescimento e bem estar dentro da empresa, como oportunidades de crescimento, efetivação, remuneração e o home-office.

  • Benefícios com foco no bem-estar
  • Remuneração
  • Oportunidade de crescimento
  • Possibilidade de home-office

Conclusão

Esse texto é um apanhado de algumas das principais informações que a Pesquisa do Perfil de Estagiário 2024 trouxe. No relatório completo você terá acesso a outras informações, com mais segmentações de público, por área do conhecimento e região do estado.

Além de outras informações exclusivas sobre os hábitos dos jovens, inclusão social e programas de assistencialismo.

Quer conferir o report na íntegra?

Acesse aqui!

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O Rio Grande do Sul sofreu a maior catástrofe da história. Mas nas enchentes, percebemos como a dor tem o poder de unir as pessoas em prol de ajudar.

No último mês, o Rio Grande do Sul vem sofrendo a maior catástrofe de sua história, mas nas enchentes vemos surgindo e se fortalecendo o senso coletivo, característica que nos torna humanos e nos une. Conseguimos perceber em momentos como esse que a dor tem um poder inigualável de unir as pessoas em prol de ajudar.

Nós, do CIEE-RS sentimos junto a angústia que esse momento traz, muitos colaboradores estão entre as famílias atingidas. Por isso, criamos o portal Ajuda RS e estamos desenvolvendo diversas ações para auxiliar nossa equipe, suas famílias e toda a comunidade em geral.


Enchente de 2024 – O maior evento climático da história

A enchente de 2024 foi a maior catástrofe climática que já aconteceu na região, superando inclusive a histórica enchente de 1941. No início do mês de maio aproximadamente 14,2 trilhões de litros de água escoaram para o lago Guaíba após vários dias de muita chuva. O resultado foram mais de 2 milhões de pessoas foram afetadas pela chuva ou pelos alagamentos decorrentes dela, e mais de 60% do território do estado comprometido.

A enchente histórica causou danos irreparáveis ao estado, sendo comparados, inclusive, com os do furacão Katrina. Cidades inteiras foram varridas do mapa, centenas de milhares de famílias foram desalojadas e desabrigadas.

voluntários trabalhando no resgate de desabrigados após as enchentes do rio grande do sul
Voluntários trabalhando no resgate de desabrigados e entrega de doações. FOTO: AFP/Prefeitura de Porto Alegre

Apoio e voluntariado

Em meio a esse cenário de catástrofe, surge uma grande força que vem do sentimento de coletividade e da auto organização social. Em pouco tempo, a população do estado se mobilizou em grupos de voluntários para auxiliar no abrigo dos desalojados, arrecadação de doações e auxílio na limpeza e reconstrução do estado. Esses grupos foram essenciais para que as famílias desabrigadas conseguissem encontrar alimento, um teto, e segurança, de maneira ágil e acolhedora.

Junto disso, os governos de todas as esferas organizaram a reestruturação do funcionamento das cidades, limpeza, serviço de água e luz para a população, além da organização e encaminhamento de doações. A prefeitura de Porto Alegre criou o “corredor humanitário”, estrada provisória que reconectou a cidade com as outras regiões do estado. O governo do estado trabalhou no resgate de pessoas em situação de risco, na recuperação de estradas que sofreram deslizamentos, além de recolher doações através de uma chave PIX, que foram revertidas para as famílias afetadas.

O Governo Federal disponibilizou mais de R$ 60 bilhões em emendas para as prefeituras do estado, visando auxiliar na reconstrução das cidades afetadas. Além de garantir um benefício de R$ 5.100 por família desabrigada ou desalojada pelas enchentes, articular, junto aos Correios, uma rede nacional de entrega de doações e a suspensão, por 3 anos, da dívida do estado. Também disponibilizou auxílio nos resgates com o exército e marinha.

Ação do CIEE-RS – Portal Ajuda RS

Buscando auxiliar as famílias atingidas e fazer nossa parte para contribuir com a reconstrução do território afetado, criamos uma frente unificada de informações importantes para a população. Organizadas no portal Ajuda RS, estão informações sobre orientações para atuação em cada fase da crise, contatos de emergência, informações sobre doações e prestação de conta e transparência sobre ações que estamos realizando de auxílio aos colaboradores do CIEE-RS e a população em geral.

O portal é atualizado diariamente e, conforme a situação do estado for avançando, vamos trazendo informações sobre doações, abrigos e ações de ajuda acontecendo por toda a região. Pretendemos que ele seja um canal centralizador de informações, reunindo as forças da população com a dos CIEEs pelo Brasil em prol do Rio Grande do Sul.

Com a catástrofe, a solidariedade foi a característica que mais aflorou no RS. A campanha Ajuda RS reflete os esforços coletivos para ajudar quem mais precisa.

Ações em benefício dos colaboradores

O bem-estar e a segurança de nossa equipe sempre foi nossa prioridade, e com o cenário atual não seria diferente. Criamos uma série de ações para apoiar nossos colaboradores na reconstrução de suas vidas. Para isso, desenvolvemos junto a empresas parceiras, um portal interno para levantamento de perdas e danos que os colaboradores sofreram.

Com esses dados reunidos, conseguimos traçar um plano de reestruturação para nossa equipe, botando as seguintes ações em prática:

  • Adiantamento da primeira parcela do 13º salário.
  • Fornecimento de cestas básica para os colaboradores afetados que manifestaram dificuldade de alimentação.
  • Assistência através do Apoio Pass: incluindo assessoria financeira, social, jurídica e psicológica.
  • Sessões de terapia psicológica online por meio do Programa Conexa Psicologia Viva.
  • Auxílio para reconstrução e compras de móveis e eletrodomésticos.

Ações em benefício da sociedade

E buscando auxiliar a população como um todo, estamos planejando e realizando várias ações de suporte, como:

  • Compra de 3000 colchões que serão encaminhados para as pessoas no retorno as suas residências.
  • Compra de 3000 cobertores para doação.
  • Doação de R$15.000,00 em medicamentos para o Departamento de Saúde da SSP do Estado do RS
  • Criação, em parceria com a Prefeitura de Porto Alegre, de uma célula emergencial do 156.
  • Instalação de um núcleo da diretoria do Banrisul no prédio sede na Av. Dom Pedro II.
  • Instalação de uma redação temporária do Correio do Povo no prédio sede.

Além disso, nosso ponto de recolhimento de doações já recolheu mais de três toneladas de alimentos que serão destinados às famílias afetadas, além de roupas, cobertores, itens de higiene e limpeza. Mais ações que estão sendo realizadas serão divulgadas no portal Ajuda RS, acesse para conferir e ajudar.

Esse movimento reforça nosso compromisso que assumimos há 55 anos, com a recuperação e o bem-estar da população, demonstrando que, mesmo diante de desafios sem precedentes, a solidariedade e a cooperação são as forças mais poderosas para a reconstrução e a esperança.

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O CIEE-RS investe em inovação para cada vez mais mudar vidas e capacitar os jovens para o mercado de trabalho. Confira as iniciativas que estamos realizando!

Continuando nossa comemoração, reafirmamos nosso compromisso com a capacitação e a formação das futuras gerações. Compreendemos profundamente o processo de entrada no mercado de trabalho para os jovens e, por isso, estamos otimizando nossos processos e ferramentas para torná-los mais ágeis, acessíveis e intuitivos. Nesse texto, vamos falar sobre as expectativas para o futuro, as transformações sociais em curso e como permaneceremos relevantes diante das constantes inovações que o mundo vem passando.


Capacitação das Novas Gerações: Abrindo Portas para a Inovação

Acreditamos que a maneira mais eficaz de inovar na sociedade é a capacitação das novas gerações. Garantir que os jovens tenham acesso ao conhecimento e as ferramentas necessárias para ingressar no mercado de trabalho é uma oportunidade de abrir as portas para a inovação.

Oficinas de Capacitação: cursos gratuitos para profissionalização

Criamos as Oficinas de Capacitação – Cursos gratuitos, presenciais e digitais, focados na profissionalização do público acima de 14 anos. As oficinas tem o objetivo de instruir os jovens sobre o mercado de trabalho, ensinando técnicas, habilidades, conhecimentos e comportamentos necessários para quem está ingressando em uma primeira experiência profissional.

Com as oficinas, buscamos qualificar novos talentos, garantindo que, com o desenvolvimento de jovens capacitados, novas portas se abram e oportunidades de colocação no mercado de trabalho surjam. Treinar novas gerações também é uma maneira de trazer mais inovação para as empresas, jovens qualificados são mais aptos ao aprendizado contínuo e às novas tecnologias.

Jovem 360: oficinas de robótica

Nosso novo programa socioeducativo, o Jovem 360, possui atividades para os adolescentes e jovens ofertadas em sua grade. Essas atividades tem diversos formatos como oficinas, cursos profissionalizantes, curso de robótica educacional e informática básica, palestras, Workshop, rodas de conversas, atividades externas culturais e educacionais. Essa iniciativa procura, promover o desenvolvimento pessoal e profissional, orientando os jovens para a inserção no mundo do trabalho e potencializando suas habilidades sociais.

Integrando IA na Educação: preparando para os desafios do amanhã

A popularização das ferramentas generativas de IA foi outro grande marco na sociedade e nossa atuação junto aos jovens também precisou passar por adaptações para incluir esses novos paradigmas. Estamos ampliando a capacitação de estudantes e aprendizes com os usos da IA e treinando eles para os usos éticos dessas ferramentas dentro do mercado de trabalho.

UX, Inovação e Jornada do Jovem

Com a integração de tecnologia de ponta e avanços em ciência de dados, transformamos a maneira como os jovens interagem com o mercado de trabalho. Nossos investimentos em evolução tecnológica proporcionam uma experiência de contratação mais rápida e eficiente, beneficiando mais de 80 mil jovens com nossos processos otimizados.

Conjuntos: inovação constante com eficiência

A plataforma Conjuntos é o coração da nossa inovação, reunindo todas as soluções que a empresa, o estudante e o aprendiz precisam para procurar e abrir vagas, se candidatar e realizar processos seletivos. Através da Conjuntos é possível pesquisar vagas e candidatos disponíveis em até cinco cidades e por até cinco cursos ou áreas de atuação. Além disso, um teste gamificado de perfil comportamental exibe para os jovens as melhores oportunidades, e para as empresas são apresentados os candidatos com as habilidades comportamentais que as vagas requerem. É o “deu match!” dos estágios.

Após a seleção de um estudante ou aprendiz para uma vaga, a empresa também consegue realizar a contratação do jovem de maneira completamente digital, sem a necessidade de se deslocar até um posto de atendimento do CIEE-RS, assinar ou entregar documentação física. Na Conjuntos, o processo de contratação é totalmente low touch, garantindo conveniência e agilidade.

O CIEE-RS faz inovações constantes na tecnologia da Conjuntos, buscando melhorar a experiência do jovem que se candidata à uma vaga de estágio e aprendizagem.

Processos Seletivos Públicos: transparência e agilidade

Também estamos constantemente aprimorando nossa atuação com os processos seletivos públicos. Todas as provas e sorteios são realizados de maneira digital. Com essa inovação, conseguimos reduzir o tempo de conclusão do processo para apenas 12 dias após a realização da prova.

Buscando também garantir a transparência do resultado dos processos seletivos, implementamos o sistema de reconhecimento facial nas provas, os candidatos passam por uma verificação de identidade antes e durante a prova, em momentos aleatórios, assegurando que o cumprimento das provas seja feito pelos próprios candidatos.

Foco na Experiência do Usuário: entendendo e atendendo às necessidades

Todas essas melhorias são planejadas com o foco na jornada do jovem. Ao entender as dificuldades enfrentadas por estudantes e aprendizes, desenvolvemos soluções que não apenas resolvem problemas, mas também elevam a experiência do usuário a um novo patamar de excelência.

Com essas inovações, reafirmamos nosso compromisso com a jornada do jovem, garantindo que cada passo dado seja um avanço em direção a um futuro profissional promissor.

Pesquisa e Análise de Dados: Pilares para Decisões Estratégicas

É fundamental entender em profundidade quem é nosso público, quem interage conosco e consome os serviços do CIEE-RS, quais são suas necessidades e o que buscam de solução para suas dores. Temos em nosso escopo a realização de pesquisas periódicas que tem o objetivo de compreender a eficácia dos nossos serviços, auxiliar e orientar na tomada de decisões estratégicas.

NPS: medindo a excelência no atendimento

A NPS (net promoter score) é um dos índices que acompanhamos mensalmente, com ele, identificamos pontos positivos e pontos de melhora do atendimento da nossa central de relacionamento com o consumidor. Recentemente implantamos a NPS para o atendimento dos postos de atendimento também.

O sistema, auxiliado por inteligência artificial, gera insights sobre os temas e emoções envolvidos nos comentários, fornecendo uma análise completa dos pontos positivos e de melhora do atendimento. Atualmente possuímos uma nota de 72,7, motivo de orgulho por estarmos na zona de excelência de atendimento.

Pesquisas e Reports: decisões com base em inteligência

Novos serviços fornecidos pelos nossos programas, teatro e centro de eventos são constantemente avaliados e estruturados com base em inteligência coletada em pesquisas. Isso nos permite entender e atender às expectativas das empresas parceiras de maneira certeira.

Realizamos pesquisas com estudantes e aprendizes, procurando entender as gerações futuras e como o mercado vai precisa se adequar a isso. Realizamos a primeira pesquisa do aprendiz em 2024 e a pesquisa do estagiário em 2023, logo estaremos lançando a versão 2024 da mesma., com novas percepções sobre o que os jovens esperam do mercado de trabalho e da formação acadêmica. Essas pesquisas são realizadas de forma sistemática anualmente, para traçarmos paralelos sobre as mudanças no comportamento dos jovens.

E com o olhar atendo para o desenvolvimento de lideranças e buscando entender como o empresário procura, seleciona e recruta estagiários e aprendizes, vamos realizar a primeira edição do perfil do líder, onde vamos delimitar as principais motivações, necessidades, obstáculos e skills que você, como líder de jovens, precisa possuir.

55 Anos de Aprendizado e Desenvolvimento

À medida que olhamos para o futuro, nosso propósito permanece firme: crescer, incluir e inovar. Continuaremos a ouvir, aprender e agir com base nas vozes dos jovens, dos empresários e da comunidade. O desenvolvimento é parte do DNA do CIEE-RS e nossa missão é clara: capacitar as gerações futuras para que possam construir um mundo melhor.

Agradecemos a todos que têm sido parte dessa incrível jornada. Seja como estudante, aprendiz, parceiro ou membro da comunidade, sua contribuição é a força por trás do nosso sucesso. Juntos, vamos continuar inovando, transformando e evoluindo, não apenas pelos próximos 55 anos, mas por todos os anos que virão.

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O CIEE-RS realizou uma pesquisa com mais de 6 mil aprendizes. O report trouxe um panorama geral que pode ajudar a entender a realidade dos jovens.

Ao trabalhar com aprendizes na sua empresa, muitas vezes a principal dificuldade que surge é o embate de gerações, a expansão da Geração Z no mercado de trabalho trouxe o desafio de adaptar essas diferentes perspectivas. Entender o perfil dos jovens é cada vez mais necessário e benéfico para você gestor! Pois os jovens também estão trazendo novas oportunidades de desenvolvimento e agilidade para as empresas. Ter um aprendiz é uma maneira de formar talentos, ampliar a diversidade e acelerar a inovação na sua empresa.


Para te ajudar com isso, realizamos uma pesquisa com mais de 6 mil aprendizes do Rio Grande do Sul, para entender quais são seus objetivos e desejos, quais são as suas motivações e o que esperam que a empresa, e sua liderança, traga de positivo para essa experiência de trabalho, que muitas vezes é a primeira. A pesquisa, inédita para o CIEE-RS, trouxe um panorama geral com diversos insights que podem ajudar a entender a realidade dos aprendizes.

Quem são os aprendizes?

Podemos perceber pelos primeiros dados que o aprendiz hoje é um público muito jovem, menos de 15% dos respondentes possui mais de 20 anos. Esses jovens são todos integrantes da Geração Z, uma geração que vem apresentando conceitos, características e atitudes muito diferentes das que conhecemos a respeito do mercado de trabalho.

A maior parte das pessoas aprendizes é feminina, isso vem ao encontro de informações coletadas sobre a população geral no Censo 2022, os dados da pesquisa também mostram que uma vasta maioria se identifica como heterossexual.

A pesquisa Perfil de Aprendiz 2024, trouxe os demográficos dos aprendizes. A maioria deles tem entre 14 e 19 anos. Muito jovens e diferente das demais gerações.

Além dos dados demográficos, a pesquisa mostrou que apenas 27% dos jovens estão inseridos em programas de aprendizagem, apesar da existência da obrigatoriedade de contratação de cotas de aprendizes, através da Lei da Aprendizagem. Dos demais 73% que não estão inseridos no programa de aprendizagem, 69% afirma que estão buscando a colocação no mercado de trabalho.

Acesso ao ensino e a tecnologia

O acesso a tecnologia no ensino ainda é uma dificuldade em grande parte das escolas públicas, o Censo Escolar 2023, realizado pelo IBGE, mostrou que os estados tem uma grande disparidade no acesso e qualidade dos equipamentos nas salas de aula, sendo as regiões norte e nordeste as mais prejudicadas.

A situação não é melhor nas casas dos estudantes, segundo o IBGE, menos da metade dos estudantes da rede pública tem acesso a equipamentos e internet simultâneos. A pesquisa do Perfil do Aprendiz trouxe uma perspectiva parecida com a apresentada pelos dados do governo, dos jovens entrevistados, 57% relatou que não possuem computador ou notebook em suas residências. Ampliando o debate pela inclusão digital, principalmente na educação dos jovens.

Na pesquisa Perfil de Aprendiz 2024, podemos ver que a maioria dos aprendizes não tem acesso a computador ou notebook para fazer as atividades escolares.

CadÚnico

O Cadastro Único (CadÚnico) é o cadastro que tem a funcionalidade de integrar os serviços de assistência social do governo, garantindo o apoio a famílias em situação de vulnerabilidade social. Atualmente, o CadÚnico contempla mais de 43 milhões de famílias. dessas 21 são beneficiárias do Bolsa Família.

Como o programa de aprendizagem visa atender prioritariamente jovens de baixa renda familiar, questionamos os aprendizes se as famílias deles são beneficiárias dos programas inseridos no CadÚnico. 27% dos respondentes afirmaram estarem no cadastro, e destes, 17% valida que recebe algum benefício do governo.

Motivações para escolha de empresa e primeiro trabalho

Quando questionados a respeito das principais motivações para a busca do programa de aprendizagem, mais da metade dos jovens relatou que o principal motivo seria adquirir experiência profissional, que auxiliaria na busca por outras oportunidades de desenvolvimento profissional. As necessidades financeiras e o crescimento pessoal também foram pontos de bastante destaque.

Essa informação corrobora com os dados apontados pelo IBGE, que apontou que 30% dos jovens entre 18 e 24 anos não estão trabalhando. E o principal motivo para essa dificuldade de entrada no mercado de trabalho é a falta de experiência e a pouca maturidade profissional.

A pesquisa Perfil de Aprendiz 2024, mostrou que 49% dos aprendizes está buscando oportunidade de crescimento nas empresas.

As oportunidades de crescimento e desenvolvimento também foram um grande destaque para os entrevistados quando questionados sobre os principais motivos para priorizar uma empresa para ingressar no programa de aprendizagem. Destaque interessante para os programas de diversidade e inclusão que são valorizados mesmo por jovens não pertencentes aos grupos beneficiados por esses programas.

Conclusão

O report da pesquisa sobre o Perfil do Aprendiz em 2024 apontou uma série de informações que possibilitaram mapear o perfil desses jovens. Essa pesquisa se mostra cada vez mais necessária, pois a propagação da Geração Z no mercado de trabalho já está acontecendo e os líderes que souberem compreender e atender as suas expectativas e ambições terão uma vantagem na busca pela inovação e pelo futuro.

Esse texto apresentou apenas alguns insights que o relatório da Pesquisa do Perfil de Aprendiz trouxe. Baixe o report completo da pesquisa aqui!

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Vamos tirar todas as suas dúvidas sobre a aprendizagem e mostrar como ela pode ser uma aliada para alavancar seu negócio.

Se você chegou aqui pensando ou precisando em contratar um jovem aprendiz para a sua empresa, mas não sabe nada sobre a Lei de aprendizagem, cota de aprendizes ou até mesmo como contratar aprendizes? Então temos ótimas notícias pra você!  

Nesse artigo, nós do CIEE-RS vamos tirar todas as suas dúvidas sobre a aprendizagem e mostrar como ela pode ser uma aliada para alavancar seu negócio. O programa de aprendizagem pode ser uma ótima maneira de contribuir para o desenvolvimento da sociedade enquanto promove o crescimento interno e inovação da sua empresa, criando novos colaboradores treinados e prontos para ingressarem no mercado de trabalho. Confira: 


Ouça o texto na íntegra:

O que é o programa de aprendizagem?

O programa jovem aprendiz, criado pelo governo federal, traz uma modalidade de trabalho especial, com algumas diferenças do modelo CLT. Prevista na Lei 10.097/2000, também conhecida como Lei do Aprendiz, o objetivo dessa lei é garantir, em parceria com empresas de médio e grande porte, uma formação técnico-profissional aos jovens de 14 a 24 anos, que estejam cursando o ensino fundamental, cursando ou concluído o ensino médio. 

O programa de aprendizagem é composto por uma parte teórica, ministrada por uma entidade formadora qualificada, como o CIEE-RS, e uma parte prática, realizada na empresa contratante. 

Importante: o contrato tem duração máxima de dois anos e garante ao jovem todos os direitos trabalhistas e previdenciários, como salário mínimo/hora, férias, 13º salário, FGTS e INSS. 

Quais são os benefícios de contratar um jovem aprendiz?

Ter um aprendiz na sua empresa é uma ótima oportunidade de gerar benefícios sociais, econômicos e de desenvolvimento interno. Com um aprendiz na sua equipe, você pode melhorar os seguintes aspectos: 

  • Responsabilidade social: você ajuda a combater o trabalho infantil e a evasão escolar, além de oferecer oportunidade e qualificação para jovens em situação de vulnerabilidade social. Você também cumpre uma função social importante, a de formar novos profissionais para o mercado de trabalho. 
  • Reconhecimento no mercado: demonstra também que a sua empresa se preocupa com o desenvolvimento humano e com a sustentabilidade do país. Isso melhora a como os clientes, os fornecedores, os parceiros e a sociedade em geral veem o seu negócio. 
  • Incentivos fiscais e tributários: ao contratar um aprendiz, você tem algumas vantagens fiscais e tributárias, como a redução da alíquota do FGTS de 8% para 2%.  
  • Formação de talentos: ao contratar um aprendiz, você tem a oportunidade de desenvolver um novo profissional para o mercado de trabalho, ensinando tudo que conhece sobre práticas, habilidades, bons hábitos e muito mais. Você também pode identificar talentos potenciais nos seus aprendizes e aprimorar ainda mais outras habilidades. Isso pode reduzir os custos com recrutamento e seleção e aumentar a retenção de colaboradores. 
  • Inovação e diversidade: ao contratar um aprendiz, você traz para a sua empresa novas ideias, perspectivas e experiências. Você também promove a diversidade geracional, cultural e social no seu ambiente de trabalho. Isso estimula a criatividade e a produtividade da sua equipe. 
Aprendizes e líderes interagindo em cenário empresarial. Saiba como contratar jovens através do programa de aprendizagem CIEE-RS.

Como contratar um aprendiz?

A contratação de um aprendiz para sua equipe tem muitos pontos positivos, como trouxemos ali em cima, mas para contratar um aprendiz, você precisa seguir alguns passos importantes. Se a sua empresa tem pelo menos 7 empregados contratados em funções que demandam formação profissional, você já tem uma cota de aprendizes para incluir na sua equipe! 

  • Entender o perfil que você busca: você deve escolher qual é a área de atuação e quais são as atividades que o aprendiz vai desempenhar na sua empresa. Você também deve verificar se há vagas disponíveis para cumprir a cota mínima de aprendizes, que varia de 5% a 15% do número total de empregados da empresa. 
  • Fazer parceria com uma entidade formadora: você deve procurar uma instituição que ofereça cursos de aprendizagem compatíveis com o perfil do aprendiz que você deseja contratar. O programa de aprendizagem do CIEE-RS oferece cursos em diversas áreas de atuação. 
  • Recrutar e selecionar: A abertura de vagas de aprendizagem na Conjuntos garante que o aprendiz atende aos requisitos legais para a prática, como ter idade entre 14 e 24 anos, estar matriculado no ensino fundamental, cursando ou concluído o ensino médio e ter disponibilidade para cumprir a carga horária do curso e do trabalho. Contando com a expertise de mais de 50 anos atuando na seleção de estagiários e aprendizes que o CIEE-RS possui.

Contratar jovens aprendizes é sucesso para sua empresa

Com a experiência de mais de 15 anos atuando como Entidade Formadora, nós do CIEE-RS vivenciamos ativamente a transformação que as organizações experimentam ao utilizar o Programa de Aprendizagem como uma estratégia de seleção e desenvolvimento de novos talentos. E com a modernização dos processos, a plataforma Conjuntos traz uma solução ágil, simples e completa para abertura de vagas, recrutamento e seleção. Saiba mais sobre os benefícios que a Conjuntos pode trazer na seleção de estagiários e aprendizes.

Estamos envolvidos desde a conexão entre os jovens e as organizações, passando pela formação e acompanhamento feito por nossa equipe técnica, colhemos todos os frutos desse processo: o desabrochar de um novo profissional, repleto de ideias novas, qualificado e, intimamente engajado com os objetivos estratégicos e a cultura corporativa da empresa que o acolheu. Por isso, enxergamos o alcance do Programa de Aprendizagem, impactando não só os jovens e organizações diretamente envolvidas no processo, mas a sociedade como um todo. 

Se você estava procurando uma nova maneira de trazer mais desenvolvimento para sua organização, aderir ao programa jovem aprendiz é uma excelente escolha, vimos nesse texto que ter aprendizes na sua equipe impulsiona a inovação, a diversidade e renova o ambiente de trabalho. Acesse a Conjuntos, realize seu cadastro, abra sua vaga em menos de 10 minutos e conte com mais de 50 anos de experiência que o CIEE-RS possui na seleção de estagiários e aprendizes!

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A Conjuntos oferece uma solução ágil para a seleção e candidatura de estagiários e aprendizes. Conheça a plataforma Conjuntos e os programas de estágio e aprendizagem do CIEE-RS

Há mais de 50 anos, nossos programas de estágio e aprendizagem vem, junto de nossas empresas parceiras, criando oportunidades de iniciação no mercado de trabalho para estudantes de todo o estado, nosso propósito é mudar vidas. A razão do CIEE-RS existir é o jovem, buscamos todos os dias nos reinventar, acompanhando as mudanças do mercado que, mais recentemente, iniciaram nosso processo de transformação cultural e digital, mas sempre mantendo o foco no apoio ao desenvolvimento e criação de oportunidades para estagiários e aprendizes.


A Plataforma Conjuntos surgiu como uma das grandes soluções que buscamos desenvolver. Um ambiente moderno, ágil e intuitivo para que as empresas encontrem, com precisão, o candidato ideal para realizar o estágio. Vamos apresentar aqui 5 motivos pelos quais você deve acessar a Conjuntos para selecionar e contratar seu estagiário. Confira:

Motivo 1 – Usabilidade

A usabilidade da Conjuntos é um dos principais critérios do nosso time de desenvolvimento, realizamos diversas pesquisas de mercado e com usuários, buscando entender qual formato a Plataforma deveria ter para atender as necessidades as quais estávamos propondo. A partir do resultado dessas pesquisas alguns direcionamentos ficaram claros:

  • A Conjuntos precisava ser simples, isso teria impacto no layout de todas as páginas, concentrar o máximo de informações no mínimo de textos, mantendo apenas o essencial e indispensável. Para isso, utilizamos recursos visuais e interativos como solução para inserir essas informações.
  • O ingresso para todos os públicos, estagiários, aprendizes e empresas, deveria ser acessível. Para isso desenvolvemos campos de preenchimento com informações claras e objetivas, acesso fácil ao suporte e demais canais de contato, além do acesso a qualquer informação. Jovens tem acesso ao número de vagas por região e empresas tem o número de candidatos sem requerimento de nenhuma informação ou login.

Após considerarmos todos esses pontos, a equipe de desenvolvimento criou exatamente o que entendemos que o mercado estava solicitando, uma plataforma acessível, interativa e intuitiva.

Motivo 2 – Pesquisa com geolocalização

Para melhorar a funcionalidade de busca de vagas, desenvolvemos um mecanismo que mostra a quantidade de estudantes por curso e por cidade, ao acessar o ambiente de empresa da Conjuntos, você seleciona até 5 cidades, juntamente de um curso ou área do conhecimento para realizar a busca, o sistema da Conjuntos vai buscar e listar a quantidade de candidatos que estão procurando oportunidades na região escolhida.

Essa pesquisa pode ser realizada quantas vezes você quiser, e para quantas áreas do conhecimento ou cursos quiser também, sem a necessidade de realizar login ou qualquer outra restrição.

Na pesquisa que o estudante realiza, criamos uma busca dinâmica, que apresenta em um mapa a quantidade de vagas disponíveis organizadas por região aproximada de cada cidade escolhida, conforme o curso selecionado. Os dois sistemas de busca tornam a integração entre empresa e estudante um processo muito mais simples e ágil, desburocratizando as etapas iniciais do processo seletivo.

Com a Conjuntos você confere a quantidade de vagas abertas por curso na nossa pesquisa geolocalizada exclusiva. Conheça a Conjuntos e abra sua vaga de estágio.

Motivo 3 – Agilidade

A agilidade é outra premissa fundamental da Conjuntos, para abrir uma vaga, se candidatar a uma ou selecionar um candidato. Durante as pesquisas realizadas, notamos que o período que empresas e estudantes passam preenchendo cadastros é um fator importante na experiência e satisfação do usuário, ninguém quer ser obrigado a informar muitos dados, em grande maioria, desnecessários.

Para isso desenvolvemos uma solução que reduz a quantidade de informações necessárias para a abertura de uma vaga e digitaliza a assinatura de contrato, tornando todo o processo low touch. Hoje, na Conjuntos, é possível cadastrar sua empresa, assinar o Contrato Empresa Estágio e abrir sua primeira vaga em, no máximo, 10 minutos.

Para os estudantes, aplicamos o mesmo direcionamento. Criamos um cadastro em formato questionário, e em apenas 10 informações essenciais, o estudante já pode se candidatar para vagas abertas na região e curso selecionados. Esse processo pode ser realizado pelo estudante em menos de 3 minutos. Essa facilidade em realizar o primeiro cadastro faz com que o candidato tenha mais interesse em buscar e participar dos processos seletivos apresentados.

Motivo 4 – Teste comportamental

Já pensou em ter um sistema de análise comportamental, em que você consegue achar o estudante ideal para a vaga que você abriu? Buscando tornar o processo de fit cultural mais simples e ágil, a Conjuntos possui o teste comportamental que identifica, a partir de uma série de critérios, qual é o perfil comportamental dos candidatos.

O teste é gamificado, simulando uma situação de resolução de problemas, onde o candidato precisa coordenar seus recursos e planejar suas ações. Características como tempo de resolução das questões, compra de pistas e número de tentativas são levadas em consideração para entender o perfil do candidato. O teste comportamental avalia:

  • Gestão de recursos
  • Resolução de problemas
  • Reação a mudanças
  • Tomada de decisão
  • Tolerância a riscos
A Conjuntos possui o teste comportamental que identifica todas as características do candidato. Com ele você garante o match com o estagiário ideal para a vaga.

Por ser baseado na DISC, metodologia criada em 1945 e muito utilizada em avaliações comportamentais que busca identificar as principais características dominantes de uma pessoa. O teste procura apresentar os traços mais pertinentes a respeito dos candidatos. O teste comportamental da Conjuntos analisa o perfil do candidato a partir do cruzamento das seguintes características:

  • Estruturado X Criativo
  • Arrojado X Conservador
  • Prático X Econômico
  • Veloz X Analítico
  • Flexível X Persistente

Todas essas informações trazem mais certeza que você estará contratando o estagiário ideal para a vaga, abrindo mais espaço para o desenvolvimento do estudante dentro da sua empresa.

Motivo 5 – Match com o estagiário

Após a abertura da sua vaga, você terá acesso a vários currículos de estudantes interessados, muitos deles já com seus perfis comportamentais analisados, mas como saber qual é o candidato ideal para preencher sua vaga?

A Conjuntos apresenta para você o currículo do estudante disponível para download junto com o resultado da avaliação comportamental dos estudantes que tiverem realizado o teste, mostrando o mapa do perfil comportamental do candidato e também um índice de nível de aderência que os candidatos possuem com a vaga aberta. Uma porcentagem que mostra, a partir das definições e preferências que a sua empresa definiu para a vaga, se o estudante selecionado é o estagiário que você está buscando.

Essa função é o seu principal aliado para ter mais segurança na seleção e contratação do estagiário. Ela é inédita nos processos seletivos de estágio na região Sul, é um grande diferencial que o CIEE-RS e a Conjuntos entregam para as empresas parceiras.

Mostramos aqui apenas 5 dos diversos motivos pelos quais você deve acessar a Conjuntos para contratar seu próximo estagiário, temos muito mais que ainda vão render mais conteúdos no Blog do CIEE-RS. Esperamos que você tenha gostado de conhecer os benefícios da Conjuntos e que se inspire para usar essa plataforma para contratar seu próximo estagiário. Se você ainda não se cadastrou, não perca tempo e faça parte dessa comunidade de empresas e estudantes que estão conectados pela Conjuntos. Acesse cieers.org.br/conjuntos e comece a transformar sua empresa com os melhores talentos do estado.

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