Inspira CIEE-RS 02 | De estagiário a líder: a ascensão de Renan
Temos como propósito a promoção do desenvolvimento humano, social e profissional, com o objetivo de ajudar na construção de uma sociedade mais justa e com oportunidades para todos. A série Inspira CIEE-RS é lançada mensalmente aqui e na nossa coluna no Jornal do Comércio e traz exatamente isso, propor uma reflexão sobre como um impacto social fortalecido ao longo dos anos pode estar presente e ter reflexos de várias formas pela sociedade.
As histórias inspiradoras que mostraremos aqui têm como palco uma área de cobertura que vai de ponta a ponta do estado, marcadas pela presença do CIEE-RS. São casos de estagiários cuja primeira oportunidade foi o pontapé para uma carreira de sucesso, famílias que prosperaram graças a filhos com mais estudo e oportunidades de acessar o mundo corporativo, empresas que renovaram seu ambiente e obtiveram mais produtividade, diversidade e qualidade no trabalho graças aos jovens, entre outros exemplos.
Traçar uma carreira em uma mesma empresa é um grande desafio, maior ainda quando se trata de uma organização multinacional e o profissional está ingressando no mercado de trabalho. Nesse cenário que Renan Incerti construiu uma trajetória de ascensão rápida. Ele é o segundo personagem da série Inspira CIEE-RS.
Ouça o texto na íntegra:
Início de carreira como estagiário
A carreira de Renan começou em setembro de 2016, iniciando sua trajetória profissional como estagiário na empresa Legrand em Caxias do Sul, através do programa de estágio do CIEE-RS, na época, Renan estava no curso de Engenharia de Produção da UCS. Como todo iniciante, observava seu supervisor e superiores em suas tarefas enquanto tentava imaginar como poderia, um dia, almejar cargos maiores. Parecia um plano muito distante para o recém-contratado auxiliar administrativo, mas se dedicava as atividades, mantendo o foco de progredir um passo de cada vez.
Renan também disse que o estágio foi uma grande oportunidade para aprender muitas coisas novas, atividades e rotinas do trabalho, funcionamento da empresa e responsabilidades que um profissional precisa ter. Foi durante esse primeiro contato com o ambiente de trabalho que percebeu uma aptidão para lidar com gestão de pessoas.
Ainda no primeiro ano de estágio, percebeu que o aprendizado do curso de engenharia de produção não era o que buscava para sua formação e não se refletia na vivência e experiências que estava adquirindo no estágio. Assim tomou uma atitude que colaboraria para acelerar seu caminho profissional e mudou de curso para administração de empresas. A mudança foi um ponto direcionador na carreira de Renan, “Aí me encontrei”, afirma. A mudança, somada a facilidade de relacionamento interpessoal e facilidade de comunicação, aproximaram Renan da área de gestão.
Renan ainda destacou que a maturidade que tinha foi fator decisivo para a rápida ascensão, a experiência de ter jogado futebol profissionalmente na Itália, dos 16 aos 19 anos, contribuiu para o seu amadurecimento e ajudou a se destacar no processo seletivo e na escolha dos superiores dele para o cargo de liderança.
Oportunidades batendo à porta
O período de estágio de Renan terminou em outubro de 2017 e junto dele a efetivação com o convite para assumir, de cara, um cargo de liderança. Agora atuando como supervisor de produção, precisava adquirir novos conhecimentos sobre suas funções, aprimorando seu crescimento, ele comentou: “A partir daquele momento, fui desenvolvendo coisas que eram novas para mim”. O novo desafio era mais um dos degraus de ascensão que Renan, ainda muito jovem, escalaria, mas as novidades não o amedrontaram e ele agarrou a oportunidade. Atuou como supervisor de produção por três anos e seu trabalho foi reconhecido pelos superiores.
A dedicação foi recompensada com um convite para assumir a supervisão plástica, segundo Renan, trata-se do setor mais importante da operação da empresa no continente. A função veio com a grande responsabilidade de, juntamente com a sua equipe, ser responsável pela distribuição de produtos da Legrand para toda a América.
Renan ainda comenta que a Legrand é uma empresa que tem por cultura o desenvolvimento de colaboradores internos, priorizando valorizar a criação de novos talentos. E atribui a rápida promoção muito a postura no trabalho, e destaca que sempre demonstrou muita vontade de crescer e determinação, sempre aproveitando as oportunidades que são apresentadas.
O líder treinando novas gerações
Atualmente, Renan tem sob seu guarda-chuva uma equipe composta por dois estagiários, dois aprendizes, dois líderes de produção, dois analistas e mais 45 pessoas realizando a operação do setor. Com esse histórico, já pode dar conselhos aos jovens que pretendem crescer na carreira: “O que eu sempre falo é que a primeira coisa é ter determinação. Vontade de aprender, questionar e demonstrar interesse. Mas muito se resume a determinação e proatividade. Depois vai se moldando o perfil dia a dia”.
Aos 31 anos, Renan tem como meta seguir na área de gestão, almejando se tornar gerente. Recentemente, coube a ele receber uma comitiva proveniente da matriz da empresa na França. Quem sabe mais adiante não aparece um convite para trabalhar na Europa? Renan sabe que sonhos não são irrealizáveis.
Deixe uma resposta
Quer se juntar à conversa?Sinta-se à vontade para contribuir!