pixel
,

Reskilling e Upskilling: garantindo o futuro da sua empresa

Líderes em transformação: Entenda o que é reskilling e upskilling, e como preparar sua equipe para as demandas do futuro, promovendo crescimento e atualização.

Já imaginou que as habilidades que te levaram ao topo ontem podem não ser suficientes para te manter lá amanhã? No conteúdo sobre soft skills e hard skills explicamos a importância de conciliar os dois tipos de habilidades, técnicas e de relacionamento. Vamos hoje explicar os conceitos de reskilling e upskilling que ganham cada vez mais relevância no mercado de trabalho.

Mas o que significam esses termos, afinal? Reskilling se refere à aquisição de novas habilidades para exercer uma função diferente daquela que você já ocupa. É como se você estivesse aprendendo uma nova profissão. Já o upskilling envolve o aprimoramento das habilidades que você já possui, levando sua carreira para o próximo nível.

Investir em reskilling e upskilling é fundamental para as empresas que desejam se manter competitivas e para os profissionais que buscam se destacar no mercado. Quer entender por quê? Continue lendo:


O que são reskilling e upskilling?

Vamos começar definindo cada um desses conceitos de forma mais clara. É importante lembrar que ambos os processos se referem a habilidades técnicas e interpessoais, confira mais sobre soft e hard skills no conteúdo exclusivo:

Reskilling:

  • É o processo de reaprender e adquirir novas habilidades para se adaptar a um novo papel ou função dentro ou até mesmo fora da sua área de atuação. Por exemplo, um engenheiro civil que precisa aprender sobre construção modular e tecnologias de construção sustentável para se adaptar às novas tendências do setor e atender aos requisitos de projetos mais modernos e eficientes.

Upskilling:

  • Refere-se ao desenvolvimento contínuo das habilidades existentes, com o objetivo de aumentar a produtividade e a eficiência do profissional em sua área de atuação. Imagine um gerente de projetos que busca aprimorar suas habilidades em gestão de equipes remotas e metodologias ágeis para liderar projetos complexos em um ambiente de trabalho remoto, dinâmico e globalizado.
Reskilling se refere à aquisição de novas habilidades para exercer uma nova função. Já o upskilling envolve o aprimoramento das habilidades que você já possui.

A importância do reskilling e upskilling

Novas ferramentas e plataformas surgem a cada dia no mercado de trabalho. Somente nos últimos anos, profissionais tiveram que entender e adaptar suas carreiras ao uso das inteligências artificiais generativas, que mudaram muito a maneira como executamos algumas tarefas e otimizaram o tratamento de dados, facilitando o processo de tomada de decisão. Esses fenômenos vem transformando a forma como trabalhamos e nos relacionamos.

Além da aceleração tecnológica, o mercado de trabalho também está passando por profundas transformações. Novas profissões surgem, enquanto outras se tornam obsoletas. E a atualização constante se torna obrigatória para se manter relevante no mercado.

Por que investir em reskilling e upskilling?

Para as empresas

  • Aumento da produtividade: Colaboradores mais qualificados são capazes de realizar suas tarefas de forma mais eficiente, gerando melhores resultados para a empresa.
  • Inovação: Ao incentivar o desenvolvimento de novas habilidades, as empresas estimulam a criatividade e a inovação.
  • Retenção de talentos: Colaboradores que enxergam oportunidades de crescimento dentro da empresa tendem a ser mais engajados.
  • Adaptabilidade: Empresas com equipes qualificadas e adaptáveis conseguem responder de forma mais rápida e eficaz às mudanças do mercado.

Para os profissionais

  • Desenvolvimento de carreira: Gerar mais oportunidades de crescimento e progressão profissional.
  • Aumento da empregabilidade: Profissionais com habilidades atualizadas são mais valorizados no mercado de trabalho.
  • Realização pessoal: Sentir-se desafiado e aprender coisas novas é uma parte muito importante na realização pessoal.

Como implementar um programa de reskilling e upskilling na empresa

Criar um programa de desenvolvimento de habilidades dentro da sua empresa pode ser um projeto que garanta o futuro dela. Como vimos anteriormente, equipes que estão constantemente evoluindo suas habilidades são mais preparadas e estarão mais adaptadas com as mudanças que o mercado pode proporcionar. Para aplicar um programa de desenvolvimento de habilidades você precisa seguir alguns passos:

  1. Análise de mercado: O primeiro passo é olhar para fora, entender quais são as habilidades que o mercado está valorizando, descobrir quais são as novas tendências emergentes e como elas podem afetar seu negócio.
  2. Diagnóstico das necessidades: Depois é preciso identificar quais são as lacunas de conhecimento e habilidades da sua equipe. Para isso, você pode realizar pesquisas, entrevistas e avaliações de desempenho.
  3. Definição dos objetivos: Estabeleça metas claras e alinhadas com os objetivos da sua empresa e de carreira dos seus colaboradores. O que você espera alcançar ao final desse programa? Quais habilidades cada colaborador precisa ter desenvolvido?
  4. Escolha das ferramentas e metodologias: Existem diversas opções disponíveis, como cursos online, treinamentos presenciais, mentoria, PDIs, workshops, etc. A escolha da melhor ferramenta dependerá das necessidades e do perfil da sua equipe.
  5. Comunicação e engajamento: É fundamental que o plano seja de criação conjunta, garantindo o engajamento da sua equipe você estará garantindo o sucesso do plano.
  6. Acompanhamento e avaliação: Monitore o progresso dos colaboradores e avalie a eficácia do programa. Faça ajustes sempre que necessário e estabeleça uma rotina de feedback para que todos estejam a par do projeto.

O papel da gestão de pessoas

Para que programas de reskilling e upskilling sejam bem-sucedidos, a área de recursos humanos precisa trabalhar para estabelecer e manter uma cultura organizacional que priorize e valorize o aprendizado contínuo. Esse movimento usualmente acontece de maneira top-down nas empresas. Ou seja, líderes devem ser os primeiros a incentivar o desenvolvimento de seus colaboradores, oferecendo oportunidades de crescimento e reconhecendo seus esforços.

Ao criar um ambiente onde a aprendizagem é vista como algo natural e valorizado, as empresas atraem e retêm talentos, além de se tornarem mais inovadoras e competitivas.

Desafios e Soluções

Apesar de todos os benefícios, a implementação de um programa de reskilling e upskilling, assim como qualquer projeto, pode apresentar alguns desafios para as organizações que desejam implementar. O maior desafio pode ser o custo que a empresa tem com a aquisição de cursos e treinamentos, em muitos casos os gastos com desenvolvimento podem ser altos, mas sempre recompensadores.

A questão de conciliar treinamentos com as demandas e rotinas profissionais também pode ser um obstáculo, quando esse for o caso, é importante as lideranças organizarem suas equipes para conciliar os treinamentos sem prejudicar as atividades dos colaboradores.

A resistência a mudança também pode ser uma questão, nesse caso a área de recursos humanos pode criar iniciativas de comunicação interna ressaltando os benefícios da cultura de aprendizado, elaborando trilhas de desenvolvimento e valorizando e reconhecendo colaboradores que buscam crescimento.

Conclusão: progressão constante de carreira

Sabemos que a capacidade de aprender e se adaptar é garantia de perpetuação no mercado de trabalho e fundamental para o sucesso. Por isso, investir em reskilling e upskilling é uma decisão estratégica que traz diversos benefícios, e é importante que profissionais pensem no desenvolvimento das suas carreiras e que empresas elaborem planos de progressão de habilidades para seus colaboradores.

Ao oferecer oportunidades de desenvolvimento, as empresas garantem a sua competitividade e a sua longevidade. Os colaboradores, por sua vez, têm a oportunidade de crescer profissionalmente e construir uma carreira mais sólida e gratificante.

Posts relacionados
0 respostas

Deixe uma resposta

Quer se juntar à conversa?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *