Tendências no RH para 2025 – Parte 01
Com a chegada de 2025, vamos buscar entender o que o setor de RH apresentou de destaque em inovação no último ano, bem como olhar para o futuro e observar quais são as principais tendências, tecnológicas e comportamentais que estão emergindo no mundo do trabalho.
Essas tendências são fruto de pesquisas, da nossa presença em eventos da área de RH e também da percepção de quem já possui mais de 50 anos de atuação na seleção e recrutamento.
Neste texto, você vai descobrir as principais tendências que estão moldando o futuro do RH e como você pode se adaptar a elas, confira:
Inteligência artificial e automação: O RH do futuro
Se em 2024 notamos a popularização exponencial de tecnologias como a inteligência artificial generativa, no próximo ano deve ser um momento de ampliação dos seus usos e criação de oportunidades para aplicá-las no dia a dia da sua empresa. Com as últimas atualizações, temos uma inteligência artificial de assistente pessoal nos principais apps acessados. O acesso está simples, amplo e amigável com os usuários.
Esse avanço de oferta e possibilidades que a inteligência artificial trouxe está revolucionando a maneira como as tarefas são realizadas no RH. Através de chatbots e assistentes virtuais, agora é possível automatizar processos como recrutamento, onboarding e até mesmo a resolução de dúvidas dos colaboradores.
Além disso, a capacidade de análise preditiva de grandes quantidades de dados que a IA realiza, permite que os gestores identifiquem padrões e tendências, auxiliando na tomada de decisões estratégicas.
Análise de dados: Transformando informação em conhecimento
E falando em análise de dados, através de ferramentas de people analytics modernas, os dados de uma empresa se tornam uma mina de ouro para o setor de recursos humanos. Atualmente é possível analisar de maneira minuciosa o desempenho dos colaboradores, identificar talentos e mapear as necessidades de treinamento e desenvolvimento.
Essa análise de dados permite tomar decisões mais assertivas e personalizadas, o que tem mostrado aumento de engajamento dos colaboradores, que se sentem mais reconhecidos. O tratamento e análise de dados tem trazido também insights sobre o clima organizacional, que tem melhorado a produtividade da equipe.
Realidade virtual e aumentada: Uma nova dimensão para o treinamento
A realidade virtual e a realidade aumentada já estão plenamente difundidas no mercado, tivemos entre 2020 e 2023 uma expansão dos ambientes virtuais, metaversos, como o VRChat, e popularização dos equipamentos de realidade aumentada, como o Meta Quest e, mais recentemente, o Apple Vision.
Essas tecnologias estão transformando a forma como as empresas treinam seus colaboradores. Simuladores e experiências imersivas permitem que os funcionários aprendam de forma mais engajada. Utilizando de técnicas como o microlearning, essas abordagens tem se mostrado mais eficazes, em comparação a abordagem tradicional. Algumas empresas também já estão usando essa tecnologia no processo de recrutamento, proporcionando uma experiência mais inovadora, personalizada e inovadora aos candidatos.
Experiência do colaborador 4.0: Humanizando a tecnologia
A tecnologia também está sendo utilizada para humanizar a experiência do colaborador, o conceito vem da quarta revolução industrial, visão que foi criada por Klaus Schwab e que está sendo muito difundida na área de gestão de pessoas, que estão buscando alinhar as últimas tecnologias do mercado a área de RH. Tornando-a mais ágil, responsiva e eliminando trabalhos manuais, tudo isso para permitir que cada colaborador seja único e trabalhe de maneira individual e criativa.
A experiência do colaborador 4.0 funciona sob a perspectiva das empresas trabalharem com de plataformas personalizadas, buscando oferecer benefícios e serviços que atendam às necessidades individuais de cada profissional. Além disso, a adequação a novas rotinas e jornadas produtivas, como o trabalho remoto e a flexibilidade de horários estão se tornando cada vez mais comuns, proporcionam um melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional da equipe.
Esse tipo de abordagem para a gestão de pessoas tem trazido diversos resultados positivos, como mais engajamento das equipes, retenção de talentos e aumento no valor de marca empregadora de diversas empresas.
Novos futuros
A tecnologia está transformando o RH de forma rápida e profunda, a maneira que a gestão de pessoas acontece vai mudar rapidamente e é necessário que as empresas estejam preparadas para a adaptação. Ao abraçar as novas ferramentas e soluções, as organizações podem otimizar seus processos, aumentar a produtividade e atrair os melhores talentos.
Essas foram algumas percepções de tendências tecnológicas emergentes que vão trazer novos futuros para o mercado de trabalho. Mas como nós lidaremos com essas mudanças? Quais são as tendências comportamentais que estão surgindo e acompanhando a mudança tecnológica? Como as novas gerações (Z e Alpha) vão ditar as regras do jogo?
Fique ligado, na parte dois do nosso conteúdo sobre as principais tendências que vão guiar o RH, vamos abordar as tendências comportamentais que estão surgindo!
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